• +55 (11) 2774-2754
  • faleconosco@goisesilva.com.br
  • R Fidencio Ramos, 160, Andar: 1; Conj: 111; Vila Olimpia, Sao Paulo, SP

Editoração de Jornal

  1. ⁠⁠⁠Editora
  2. Editoração de Jornal

 

Nossa holding atua nesse mercado de noticia impressa, atuando com aporte financeiro, e restruturação operacional.

Entender a atividade jornalística e conhecer a rotina destes profissionais que atuam na imprensa é o primeiro passo para desenvolver um trabalho de assessoria de imprensa com bons resultados.

Independentemente do tipo de veículo em que atue, a rotina do jornalista é sempre muito conturbada e cheia de imprevistos. A tendência dos veículos de manter equipes cada vez mais enxutas impossibilita a estes profissionais a especialização – a cada dia eles escrevem sobre temas diferentes. Também faz com que trabalhem com longas cargas horárias, conseqüentemente, com pouca disponibilidade de tempo para contatos pessoais, entrevistas coletivas e outras que demandem sair da redação.

Apesar disso, a versão da realidade narrada pelo jornalista será levada para um grande número de pessoas. E, para desempenhar este papel da melhor forma possível, ele de ser um investigador, um perguntador, um observador. Ele precisa descobrir os muitos lados de um fato, mesmo sem ter muito tempo, ou sem ser um profundo conhecedor do assunto. “Um bom jornalista é sobretudo aquele que capta o todo e dele destaca os aspectos mais interessantes, inesperados ou relevantes, fazendo disso uma boa história”, explica Regina Vasquez, no Manual de Comunicação e Meio Ambiente.

Jornalista trabalha a serviço de seu leitor, ouvinte, telespectador ou internauta. Portanto, não aceita pressões, troca de matérias por presentes ou vantagens, cobrança de releases não publicados. Sua matéria-prima, a informação, é bem-vinda, desde que tenha valor agregado, ou seja, interesse a um maior número de pessoas, e que o interesse público supere o interesse particular, de uma pessoa, empresa ou instituição. Jornalistas, normalmente, não gostam de receber e-mail com spam (lista de outros jornalistas que receberam o mesmo texto). As conversas telefônicas também devem ser breves, diretas e objetivas, pois tempo é um dos bens mais preciosos nas redações, atualmente.